quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projecto Sorriso prevê abranger mil e 500 alunos em atendimento odontológico no segundo semestre deste ano - ANGOLA

30-06-2010 12:35




Huambo

Projecto Sorriso prevê abranger mil e 500 alunos em atendimento odontológico no segundo semestre deste ano

Huambo- Mil e 500 alunos de várias escolas primárias de 11 municípios da província do Huambo vão beneficiar, no segundo semestre deste ano, de pronto atendimento odontológico após palestra de sensibilização sobre os riscos da carie dentária, no âmbito do "Projecto Sorriso".

O projecto Sorriso, que neste segundo semestre tem como o lema "Boca limpa é bwe fixe", foi implementado pela Direcção Provincial da Saúde no Huambo, em Junho de 2005, e conta com o apoio financeiro do governo local. É executado pela Empresa Privada de Gestão em Saúde AMOSMID.

Em declarações hoje à Angop, a coordenadora provincial do Projecto Sorriso, Sarah Soeli Leandro, adiantou que a sua execução será assegurada pela AMOSMID, através da contratação de médicos estomatologistas, bem como o envolvimento de 200 professores das escolas a serem abrangidas no projecto.

Sarah Soeli Leandro disse ainda que serão ainda distribuídos, no âmbito do Projecto Sorriso, 60 mil kits de saúde bucal, composto por escova dental, creme dental e uma cartilha de orientação de higiene bucal.

Informou que serão adquiridos alguns escovódromos portáteis, bem como unidades móveis de Odontológicos e a formação e contratação de 20 agentes de saúde bucal já seleccionados, sendo quatro em cada município onde funciona a secção de estomatologia: Ukuma, Bailundo Catchiungo, Alto Hama (Londuimbali) e Casseque (Huambo).

De acordo com a coordenadora do projecto, se prevê ainda a continuação do pré-natal odontológico (PNO), com a formação de 22 enfermeiras que realizam consultas pré-natais nas unidades sanitárias e estas que serão transmissores de conhecimentos as parteiras que actuam nos 11 municípios.

Também realizará a abertura de cacimba na escola nº 14 da Boavista, no município do Bailundo, e outras práticas de higiene pessoal.

O Projecto Sorriso adquiriu e montou, desde Abril de 2008, secções de estomatologia, com equipamentos odontológicos portáteis, nos hospitais municipais do Bailundo, Ukuma, Alto Hama (Londuimbali), Catchiungo e o Centro de saúde Casseque III (município do Huambo). Até a apresente data essas acções atenderam mais de quatro mil pacientes.

A saúde bocal, segundo a coordenadora, está directamente associada com a evolução das políticas de saúde nos países em desenvolvimento.

A propósito, Sarah Soeli Leandro, disse que a sensibilização de crianças sobre a saúde bocal abrangeu de 2005 a 2009 mais de 45 mil alunos até aos 12 anos de idade, de escolas primárias dos 11 municípios da província.

Durante as palestras nas escolas, as crianças aprenderam as formas de escovar a boca, numa acção que visou incentivar sobre os cuidados com a higiene bucal, com vista a evitar cáries dentárias, perca de dentes e outras infecções bucais.

Sarah Leandro adiantou que o projecto de sensibilizar às crianças para boa saúde bucal conta com a parceria da direcção provincial da Educação no Huambo.

Um comentário:

  1. Rio Claro, 13/05/2011
    Venho através desta, solicitar o cancelamento do pedido n. 54220, referente à câmera intra-oral INTRACAM EVOLUTION 3.1 MP (ACTIVE WARE). Compra efetuada pelo site da empresa MASI EQUIPAMENTOS (site: masiequipamentos.com.br), em nome de JT Distribuidora de Equipamentos Médicos e Odontológicos Ltd, CNPJ: 09.009.644/0001-15, no dia 16/03/2011. Os motivos são vários, mas o principal é que após dois meses da compra o equipamento enviado não corresponde ao comprado. Foi enviado um produto usado, aberto, riscado, sem manual e modelo anterior, de 2007, no lugar do equipamento comprado. Por este e inúmeros outros motivos não quero mais o produto, e portanto, reenviarei por sedex à pagar. Solicito a devolução do valor até então, dentro dos prazos solicitados quitados, bem como o valor do sedex também pago. Atesto que não pagarei mais os boletos a vencer em 25/05/2011, 25/06/2011 e 25/07/2011, ainda faltantes. Amparada pelo Código de Defesa do Consumidor, tenho o prazo de 7 dias para esta devolução a partir do momento do recebimento do produto, ocorrido em 13/05/2011 ás 11:10h. Fico no aguardo da posição da empresa e o estorno do valor já pago que é de R$1031,28 (hum mil e trinta e oito reais e vinte e oito centavos). Processo já aberto no Procon da cidade de Rio Claro/SP, protocolo n. 1380/11 aberto em 15/04/2011.
    Sem mais, Cássia Bortolozzi Duarte, CPF:171641548-99, CROSP 90155.

    ResponderExcluir